Quem mandou o dólar para a Lua?
Gleisi põe a culpa no "mercado" de novo, mas foi Lula que mandou a moeda americana para a Lua e se arrisca a mandar a economia do país para o espaço
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, culpou o mercado — sempre ele — pela alta história do dólar na quarta-feira, 27.
“Mercado passou semanas exigindo cortes e quando o governo apresenta medidas de esforço fiscal e contenção de despesas, para economizar $70 bi em dois anos, propõe uma reforma da renda socialmente justa e fiscalmente neutra; o que acontece? Mandam o dólar pra lua! É impressionante a especulação contra o Brasil”, reclamou a deputada federal.
Leia também: A proposta é salvar o PT às custas do Brasil?
O mercado não está exigindo nada. Seus agentes trabalham em cima das expectativas geradas por aquilo que o próprio governo Lula (foto) anunciou que faria — ainda que quem conheça os membros do governo não tivesse muitas razões para acreditar nas promessas de responsabilidade fiscal.
O tamanho do problema
Economista-chefe do Banco Inter, Rafaela Vitória resumiu, em postagem no X, o drama após a promessa de cortes feita pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em cadeia nacional de rádio e televisão.
“O governo aumentou os gastos em 400 bilhões de reais por ano entre 2022 e 2024 e, pelo PLOA25 [Projeto de Lei Orçamentária], planeja mais 160 bilhões de reais em 2025 (mais ou menos 5% ao ano acima da inflação)”, destacou a economista. Esse é o plano de gasto.
“Cortar 30 bilhões de reais em 2025 é insuficiente, ainda mais considerando projeções de déficit de 88 bilhões de reais, pela mediana Prisma (a nossa é de 115 bilhões de reais)”, comparou Vitória, tratando das promessas de cortes.
Isenção
A análise segue, tratando da promessa de isenção de Imposto de Renda para salário menores de 5 mil reais, que foi o que “mandou o dólar para a lua”, para usar as palavras de Gleisi:
“Além disso, anunciar novas isenções, ainda que para 2026, indica que em ano de eleição teremos mais uma expansão fiscal populista. Mesmo com a inflação acelerando, câmbio deteriorando e expectativas desancoradas, governo não entendeu o impacto da falta de confiança no controle fiscal”, finalizou Vitória.
Tentativa de marketing do PT
A advogada tributarista Maria Carolina Gontijo resumiu assim a história no X:
“O ‘anúncio da isenção’ foi totalmente desnecessário. Fora do tom, fora do timing (já que nem vai valer pra 25 mesmo). Uma tentativa desastrada de marketing de certa ala do PT que irá custar caro pra todo mundo. Eu sei que não deveria, mas a burrice ainda me impressiona.”
Sobre o dólar, Gontijo traduziu para quem ainda não entendeu:
“[O anúncio da isenção] serviu pra militância virtual comemorar ‘dinheirinho de banco imobiliário’ enquanto quem ganha 3 mil segue pagando imposto de renda e, graças a esses anúncios irresponsáveis, também vai pagar mais caro no pãozinho, porque o dólar não para de subir. Imagina se o partido não fosse ‘dos trabalhadores’.”
Foi Lula que mandou o dólar para a Lua e se arrisca a mandar a economia do país para o espaço.
Leia mais: Lula vai estourar o orçamento ao som de maracatu?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)