Prime Video investe para bater Netflix
Prime Video está se posicionando cada vez mais forte no mercado de streaming, firme no encalço do líder Netlix
Nos últimos anos, o Amazon Prime Video tem intensificado seus investimentos em esportes, séries e filmes, para superar o Netflix e alcançar a liderança no mercado de streaming. Esse movimento inclui aquisições de direitos esportivos, desenvolvimento de conteúdo original e aquisições de estúdios de cinema.
Nos esportes, garantiram os direitos de transmissão da UEFA Champions League a partir de 2025, mudando a forma como o futebol é consumido globalmente. Além disso, a empresa também tem acordos para o ano que vem com NFL, Nascar, NBA e WNBA. Esses movimentos contrastam com a estratégia do Netflix, que até o momento tem se mantido afastado do segmento esportivo.
Para os assinantes brasileiros, isso significa acesso a mais eventos esportivos sem a necessidade de múltiplas assinaturas, centralizando entretenimento em uma única plataforma, pelo menos dessas modalidades. Na prática, para quem acompanha automobilismo e o futebol nacional, a dispersão ainda é grande.
Filmes, séries e esportes ao vivo
Em relação às séries, a Amazon Prime Video aposta em produções como “The Wheel of Time”, baseada na série de livros de fantasia de Robert Jordan, e a série derivada de “O Senhor dos Anéis”. Essas produções miram sucessos do Netflix, como “Stranger Things” e “The Witcher”.
Para o público brasileiro, a Amazon também tem investido em produções locais, como “Dom” e “Manhãs de Setembro”. Elas não só refletem mais nossa cultura e realidade, como também proporcionam visibilidade mundial às nossas produções. Quem já topou com novelas turcas, séries coreanas ou islandesas nos streamings, sabe como essa internacionalização é real.
Nos filmes, o Amazon Studios tem firmado parcerias para garantir um leque maior de lançamentos. Um exemplo é a parceria com a Skydance Media, que acaba de fechar acordo para se fundir com os estúdios Paramount.
O Prime também fez um acordo com o ex-chefe de filmes da Netflix, Scott Stuber, para reviver o famoso selo United Artists, na Amazon MGM Studios. Sim, os estúdios MGM também foram comprados pelo gigante, por 8,5 bilhões de dólares, em 2022.
Diferentes modelos de negócio
Comparando os modelos de negócios, o Amazon Prime Video oferece benefícios adicionais como frete grátis em compras e acesso a livros digitais, integrando-se com o ecossistema Amazon, e isso pelo menor valor de assinatura dentre as grandes plataformas de streaming.
O líder Netflix, que se financia exclusivamente com as receitas de assinatura e publicidade no streaming, tem se dedicando a ampliar seu preço, sua base de assinantes e cobrar por compartilhamento de conta.
Como resultado, mantém-se como a primeira e única grande plataforma a chegar ao lucro e anunciou que, só esse ano, investirá 17 bilhões de dólares em produções, ante a 13,6 bilhões do Prime.
Os dois serviços têm ampliado suas operações globais, assim como as rivais Apple +, Max e Disney + (que também transmite esportes ao vivo), mas a estratégia do Prime, até por contar com apoio financeiro de um grupo trilionário por trás, parece oferecer uma vantagem competitiva aos olhos dos assinantes.
Em resumo, o Prime Video está se posicionando cada vez mais forte no mercado de streaming e com investimentos em transmissões ao vivo de esportes, séries, parcerias cinematográficas e menores preços, estão conquistando uma audiência mais diversificada, incluindo a brasileira.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)