Possível saída de Verstappen tira o sono da Red Bull 

25.12.2025

logo-crusoe-new
O Antagonista

Possível saída de Verstappen tira o sono da Red Bull 

avatar
José Inácio Pilar
4 minutos de leitura 01.04.2025 07:58 comentários
Análise

Possível saída de Verstappen tira o sono da Red Bull 

A temporada de 2025 da Fórmula 1 começou há apenas duas corridas e a Red Bull já está tensa com o risco de perder seu grande astro

avatar
José Inácio Pilar
4 minutos de leitura 01.04.2025 07:58 comentários 0
Possível saída de Verstappen tira o sono da Red Bull 
Imagem: Red Bull Racing

A temporada de 2025 da Fórmula 1 começou há apenas duas corridas e a Red Bull já está tensa com o risco de perder seu grande astro. Após as corridas da Austrália e China a equipe trocou Liam Lawson por Yuki Tsunoda, promovendo o japonês da Racing Bulls para correr ao lado de Max Verstappen.  

A decisão, anunciada antes do GP do Japão, aprofunda a crise que começou em 2024, quando a Red Bull dispensou Sergio Pérez após uma campanha desastrosa. Parece então que o problema não era só para o mexicano. O que aconteceu com a outrora imbatível equipe de Milton Keynes? 

Pérez foi cortado ao fim de 2024 após uma temporada marcada por resultados sofríveis: apenas 152 pontos contra os 437 de Verstappen, sem pódios após abril e uma queda para oitavo no campeonato de pilotos.  

O problema são os pilotos?

A Red Bull justificou a dispensa pela falta de consistência do mexicano, que não se adaptou ao RB20 e comprometeu a defesa do título de construtores, perdido para a McLaren e mesmo o vice, para a Ferrari.  

Liam Lawson assumiu o assento em 2025, mas seu início foi igualmente decepcionante, mostrando que o RB21, descrito por Verstappen como “difícil” e “o quarto mais rápido do grid”, é um desafio até para jovens promessas.  

Tsunoda, com mais experiência e apoio político da Honda, é a nova aposta, mas sua pouca familiaridade com problemático carro deve limitar suas chances de bons resultados e pode até queimar a sua reputação, como já abordei aqui.  

O descontentamento de Verstappen, no entanto, adiciona uma camada de tensão. O tetracampeão não escondeu sua insatisfação com essas trocas de pilotos, dizendo que a equipe deveria se preocupar com o carro, não com seus companheiros de equipe. 

Saídas de nomes importantes

Pior ainda, discretamente ele critica o desempenho e o desenvolvimento do carro — não só deste ano, mas também do RB20 de 2024, que já mostrava sinais de estagnação. “Estamos andando para trás”, disse ele após uma das corridas, um alerta que ecoa nos corredores de Milton Keynes.  

Com cláusulas de performance em seu contrato, o holandês certamente está de olho em rivais como Mercedes e Aston Martin, que já teriam aberto as portas para ele para o ano que vem ou no máximo 2027.  

Aliás, comenta-se que uma das razões da chegada de Tsunoda seria a necessidade da equipe pontuar mais, pois se chegassem abaixo de uma determinada posição no campeonato de construtores, Verstappen poderia ter caminho livre para mudar de equipe sem pagar multa alguma antes do fim de seu contrato, que venceria em 2028. 

Nos bastidores, a situação é igualmente alarmante. A saída de Adrian Newey (agora na Aston Martin), Jonathan Wheatley (chefe de equipe da Sauber a partir de hoje) e Will Courtenay (na McLaren) deixou a Red Bull órfã de seus pilares técnicos e estratégicos.  

Convites de rivais

Nomes como o diretor de engenharia Rob Marshall e Lee Stevenson, mecânico chefe de Verstappen até meados do ano passado, aprofundaram lacunas. Newey, em especial, era o gênio por trás dos carros imbatíveis de 2021 a 2023. Sem ele, o RB21 parece uma sombra do passado, incapaz de rivalizar com McLaren, Ferrari e Mercedes, que lideram em 2025. 

Christian Horner insiste que ainda há tempo para reagir e que sua equipe técnica é extremamente capacitada para tal, mas essa confiança soa um pouco forçada. Tsunoda terá pouco tempo para se adaptar ao novo carro e mostrar serviço, mas o desafio maior é mesmo da Red Bull. 

Com essa fuga de cérebros e com Verstappen visivelmente inquieto com a involução de seu carro, a equipe precisa realmente entender e corrigir os defeitos de seu setor de engenharia, sinalizando o quanto antes que reencontraram o rumo para as vitórias, ou Max poderá sair da equipe após 10 anos de parceria.

  • Mais lidas
  • Mais comentadas
  • Últimas notícias
1

PGR pede suspensão de acareação marcada por Toffoli sobre Master

Visualizar notícia
2

Banco Master: ex-chefe do BRB cancela férias após decisão de Toffoli

Visualizar notícia
3

O ministro Alexandre de Moraes determinaria a prisão de Alexandre de Moraes?

Visualizar notícia
4

Os recados de Michelle Bolsonaro no pronunciamento de Natal

Visualizar notícia
5

Lula terá concorrência de Michelle Bolsonaro no discurso de Natal

Visualizar notícia
6

Joaquim Barbosa compartilha análise sobre “bancada silenciosa do STF”

Visualizar notícia
7

“Hipocrisia revoltante”, diz deputada sobre pronunciamento de Lula

Visualizar notícia
8

“Essa acareação é sem precedentes na história judicial brasileira”

Visualizar notícia
9

TST vai decidir impasse entre Correios e funcionários

Visualizar notícia
10

Pesquisa aponta percentual de petistas e bolsonaristas

Visualizar notícia
1

Moraes: reunião com presidente do BC foi para discutir Lei Magnitsky

Visualizar notícia
2

Lula contrata Juca Kfouri, José Trajano e Lúcio de Castro para programa esportivo

Visualizar notícia
3

Retrospectiva: o dia em que a Câmara aprovou a PEC da Blindagem

Visualizar notícia
4

Banco Central divulga nota sobre conversas de Moraes e Galípolo

Visualizar notícia
5

Crusoé: Desculpa da Magnitsky não ajuda Alexandre de Moraes

Visualizar notícia
6

TI Brasil: "A impunidade da corrupção no país choca o mundo"

Visualizar notícia
7

Retrospectiva: o dia em que Tagliaferro foi detido na Itália

Visualizar notícia
8

"Pra variar, deixou a gente na mão", diz Tarcísio sobre Enel

Visualizar notícia
9

Crusoé: Chile faz terceiro impeachment de juiz da Suprema Corte

Visualizar notícia
10

Ministério da Justiça autoriza extradição de narcotraficante italiano

Visualizar notícia
1

“Nunca um ministro agiu de forma tão desesperada”, diz Gayer sobre Toffoli

Visualizar notícia
2

Retrospectiva: o dia em que Pablo Marçal foi declarado inelegível

Visualizar notícia
3

Galvão Bueno é internado em Londrina

Visualizar notícia
4

Esquerda maluca abraça Moraes

Visualizar notícia
5

Caso Master: o incômodo da PGR com a acareação determinada por Toffoli

Visualizar notícia
6

Almoço de Natal: 8 receitas incríveis para impressionar

Visualizar notícia
7

Retrospectiva: o dia em que Gleisi e Padilha viraram ministros

Visualizar notícia
8

Crusoé: Datafolha mede a direita e a esquerda no Brasil

Visualizar notícia
9

Crusoé: Carta de Bolsonaro é filhotismo explícito

Visualizar notícia
10

Jair Bolsonaro é operado em Brasília; procedimento deve durar 4 horas

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Fórmula 1 Max Verstappen McLaren red bull
< Notícia Anterior

Previsão do Tempo para o começo de abril em São Paulo

01.04.2025 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

Dirceu não para de falar sobre Tarcísio

01.04.2025 00:00 4 minutos de leitura
avatar

José Inácio Pilar

Âncora do telejornal diário "Meio Dia em Brasília", também roteiriza e apresenta o programa de entretenimento "Café Antagonista" todos os sábados às 10h e às 16h, além de assinar colunas de automobilismo e de entretenimento.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Icone casa

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.