O padrinho da nova presidente da Petrobras
Sinais emitidos com nomeação de Magda Chambriard por Lula são de volta ao passado
A indicação da “petista histórica” Magda Chambriard para a presidência da Petrobras também foi apadrinhada pelo “ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, a quem Lula respeita e confia e que segue tendo voz no atual governo nos bastidores”, registra o Estadão nesta quinta-feira, 16 de maio de 2024.
Relembro o que escrevi em 6 de junho de 2022, a quatro meses da eleição presidencial:
“O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, por exemplo, sempre foi afagado pelos pares. Tinha boquinha em Itaipu garantida por Dilma Rousseff enquanto era investigado e ganhou outra na CUT-PR após sair da prisão. Hoje atua nos bastidores da campanha lulista, assim como o ‘estrategista’ José Dirceu, mensaleiro condenado na Lava Jato até pelo STJ.”
Vaccari voltou
Relembro também o que escrevi em 23 de novembro de 2023, já que o jornal não citou as descobertas da força-tarefa:
“Com Lula no poder, Vaccari e Dirceu estão de volta, como previsto (…).
Vaccari foi apontado por Pedro Barusco, ex-gerente da Petrobras, como o principal operador do PT no esquema do petrolão e que era chamado por ele de ‘Mochila’, razão pela qual foi identificado como ‘Moch’ nas planilhas de rateio da propina arrecadada. Segundo Barusco, Vaccari participou pessoalmente das negociações para a cobrança de suborno de estaleiros contratados pela companhia.
Curiosamente, o governo Lula, além de patrulhar a Petrobras para controlar o preço dos combustíveis e impedir artificialmente o aumento da inflação, vem tentando garantir a volta da cota de plataformas e navios construídos no Brasil, apesar da incapacidade de estaleiros nacionais de competirem em mercado global.”
Muito além de gasodutos e fertilizantes
Os sinais emitidos com a nomeação de Magda, portanto, vão muito além da intenção de tocar gasodutos sonhados pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ou a fábrica de fertilizantes da empresa falida de um amigo do ministro da Casa Civil, Rui Costa – os desafetos de Jean Paul Prates no governo.
A conclusão da refinaria Abreu e Lima (Rnest), que torrou 19 bilhões de dólares, já ficou com a velha Odebrecht e a Andrade Gutierrez, duas empreiteiras do petrolão. A licitação para concluir o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), de onde evaporaram 8 bilhões de dólares, foi aberta pela Petrobras no início deste mês. A Sete Brasil, criada para financiar estaleiros com conteúdo nacional, fez escorrer pelo ralo 25 bilhões de dólares nos governos anteriores do PT e a reprise promete.
Lula respeita e confia no companheiro Vaccari, condenado por arrecadação de propina em contratos de navios-sondas com a Petrobras, para novamente deixar o Brasil a ver navios.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)