O inimigo do governo Lula é o governo Lula
Pesquisa Genial/Quest mostra que o governo Lula ainda vai precisar de uma agenda positiva para reverter impopularidade de Lula
A pesquisa Genial/Quest sobre o governo Lula divulgada nesta quarta-feira, 8, mostra um cenário um tanto quanto desolador para o petista.
Em linhas gerais, mesmo diante de uma ajuda substancial ao governo do Rio Grande do Sul durante as enchentes que assolam o estado e em um cenário sem graves crises de imagem, a aprovação ao governo petista caiu positivamente em um ponto percentual e a reprovação aumentou também em um ponto percentual.
Dessa vez, repito, não houve declarações polêmicas endossando a posição do Hamas na guerra contra Israel ou qualquer outra postura radical do presidente Lula nos últimos dois meses. Do outro lado, apesar dos apelos de Lula aos seus ministros, o governo federal não apresentou absolutamente nenhuma agenda positiva ao cidadão.
Em resumo: o que se vê nesse momento é o pior dos cenários para o Palácio do Planalto: a cristalização de que o governo Lula é ruim e inoperante.
Um dado que chama a atenção na pesquisa é que 49% dos brasileiros afirmam que o governo Lula está indo na direção errada; outros 41% acham que o país está no rumo certo. O pessimismo é puxado principalmente pelos jovens, aqueles com até 34 anos, que são justamente os que se informam pelas redes sociais segundo o levantamento. Um diagnóstico de que o governo Lula, por mais que tenha tentado, não consegue dominar as narrativas das redes sociais.
Nesse aspecto também chama a atenção que até os petistas parecem ter perdido a paciência com Lula. Após meses de estabilidade, houve uma queda de 6% no percentual de petistas que acham que o Brasil está no rumo certo. Em fevereiro, 77% dos petistas achavam que o país estava melhor; agora, 71% acham a mesma coisa.
O levantamento mostra também que 41% dos entrevistados não ouviram nenhuma notícia boa do governo Lula e entre aqueles que ouviram algo de bom, a notícia positiva mais lembrada é a ampliação do Bolsa Família para R$ 600. Uma proposta instituída no governo Jair Bolsonaro às vésperas das eleições, mas incorporada por Lula.
E entre aqueles que ouviram notícias negativas, a maioria associa o governo Lula à corrupção. Uma marca indelével e que Lula – mesmo com a ajuda do STF – ainda não conseguiu se livrar.
Para tentar reverter esse cenário, o governo Lula precisa de boas notícias. Mas sem criatividade, olhando para o passado, e sem ideias decentes, Lula vai precisar de um milagre.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)