O Brasil é uma piadinha para Felipe Neto?
Influenciador declarou que sua pré-candidatura à Presidência da República, anunciada na quinta-feira, 3, era fake
O influenciador Felipe Neto, com mais de 47 milhões de seguidores em sua conta no YouTube, desmentiu na tarde desta sexta-feira, 4, o anúncio de sua pré-candidatura à presidência da República, na eleição que será disputada em 2026.
Em vídeo publicado em suas redes sociais, esclareceu: “É óbvio que eu não vou me candidatar a coisa alguma. E eu espero, do fundo do coração, que vocês não tenham acreditado. O que eu queria era chamar a sua atenção”. Tudo não passou de uma ação de marketing.
Felipe Neto havia feito o anúncio da pré-candidatura na quinta-feira, 3, e com ele manifestou a intenção de criar uma nova rede social, batizada de “Nova Fala”, referência à newspeak, ou novilíngua, idioma artificial criado pelo escritor britânico George Orwell no conhecido livro 1984, que trata de sociedades totalitárias e distópicas.
“É oposto do que eu acredito”
Na declaração inicial, ora desmentida, o ex-pré-candidato explicou ao seu público que a “Nova Fala” permitiria “criar uma forma de governo neutra, sem qualquer ideologia”. Depois da repercussão, ironizou: “Tudo que eu falei naquele vídeo é oposto do que eu acredito. Foram falas autoritárias que eu fiz de propósito e, se você gostou, talvez você precise ler um pouco mais.”
Felipe Neto conquistou milhões de seguidores – em sua grande maioria crianças, jovens e jovens adultos – com vídeos, brincadeiras e declarações simples e não exatamente sofisticadas. Aos poucos, entendeu que deveria se posicionar politicamente e se envolver em campanhas de incentivo à leitura.
Em uma dessas ações, comprou e distribuiu 14 mil exemplares com temática LGBTQIA+ na Bienal do Livro de 2019, reagindo à intenção do então prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, de censurar um gibi da Marvel que trazia uma cena de beijo gay.
Reposicionou a marca
A campanha – de incentivo à leitura ou de marketing? – funcionou a contento. Pelo menos para Felipe Neto, que, desde então, diminuiu sua rejeição nos meios progressistas e conseguiu reposicionar sua marca.
Agora, em mais um teste de popularidade, egolatria ou, simplesmente, de marketing, Neto apela à credulidade do seu público e à condescendência de setores da imprensa para brincar de ser candidato à presidência da República.
O Brasil é uma piadinha – ou um laboratório publicitário – para Felipe Neto. Seja como for, nem tudo é notícia ruim: que Felipe Neto não cumpra determinadas promessas não deixa de ser um anúncio auspicioso.
Gustavo Nogy é o novo colunista de O Antagonista e Crusoé.
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Comentários (2)
JOSE ROBERTO CARRARA
04.04.2025 16:16povo que acompanha um elemento dessa insignificancia, como ele mesmo disse, precisa ler mais,,,,, não acrescenta absolutamente nada,,,,
Fabio B
04.04.2025 14:37O vídeo era claramente uma peça de marketing, e sinceramente, apesar de ter uma repulsa por esse cidadão, acho válido cada um vender seu peixe. Não acompanhei também repercussão nas redes, mas se alguém levou a sério depois de ter assistido, é porque tem um QI de petista/bolsonarista.