Lula saiu menor das eleições de 2024
Nem mesmo o presidente Lula conseguiu salvar a sigla de suas próprias incoerências e das mudanças sociais dos últimos anos
O presidente Lula saiu menor do que entrou destas eleições de 2024. E por culpa exclusivamente do petista.
Publicamente, o PT comemora o fato de ter conseguido eleger 248 prefeitos no primeiro turno. Mas, nos bastidores, é tácito o desânimo de integrantes do partido com o desempenho eleitoral de 2024. Afinal de contas, não faltou empenho do presidente Lula em determinadas regiões, nem dinheiro federal – os bilhões injetados nos municípios por conta das emendas parlamentares de transferência individual e dos recursos do orçamento secreto não me deixam mentir.
Os integrantes do PT imaginavam que a sigla poderia conseguir, ao menos, parte do desempenho obtido em 2012, quando o partido conquistou 652 prefeituras, ainda impulsionado pelos dois primeiros mandatos do Lula e o início do mandato de Dilma Rousseff. Na prática, ficou longe… bem longe disso.
E o cenário pode piorar: nem mesmo o mais otimista petista acredita que o PSOL vai conseguir conquistar a prefeitura de São Paulo, salvo algum acidente de percurso (e eis a esperança dos xiitas petistas).
O PT disputa a prefeitura de quatro capitais neste segundo turno: Porto Alegre, Fortaleza, Natal e Cuiabá. Todas em condição secundária. E isso após ter perdido em primeiro turno em capitais cujo partido teve apoio tanto de Lula quanto de seus ministros, como no caso de Teresina, onde Fabio Leite foi derrotado mesmo com o suporte do presidente da República e do ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias.
Esse desempenho do PT no primeiro turno confirma, definitivamente, que nem mesmo Lula consegue salvar a sigla de suas derrotas e incoerências. O Brasil mudou. O eleitor mudou. O cidadão brasileiro não está mais interessado naquelas bandeiras retrogradas do partido (sindicalismo tresloucado, por exemplo) e a administração insossa de Lula também não colabora em nada para mudar essa visão.
Em resumo: ou o PT e o presidente Lula assumem seus erros, de olho nesse novo mundo, ou o partido tende a virar apenas um espectro daquilo que fora um dia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)