Crusoé: “Voto afirmativo” em Marçal e Boulos ganha força nos últimos dias
Voto "neutro" em Ricardo Nunes desidrata, assim como ocorreu com o governador Rodrigo Garcia em 2022
O instituto Real Time Big Data divulgou nesta sexta, 4, uma pesquisa eleitoral mostrando empate técnico entre os três candidatos mais fortes em São Paulo: Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (foto, PRTB).
A diferença desta pesquisa em relação às anteriores é que Marçal agora aparece na dianteira.
Pablo Marçal tem 27%.
Boulos aparece com 26%.
Nunes vem em terceiro, com 24%.
Os números foram obtidos por meio de um levantamento estimulado, em que os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.
“Estamos notando uma tendência crescente do voto afirmativo tanto para o Marçal quanto para o Boulos, em oposição ao voto mais neutro, para o Ricardo Nunes“, diz o cientista político Bruno Soller, coordenador da pesquisa da Real Time Big Data.
O voto afirmativo é aquele em que o eleitor está convicto na escolha do seu candidato, em oposição ao voto calculado, em que seleciona um nome mais por conveniência ou por cálculo.
“Parece que estamos vendo um repeteco do que aconteceu na eleição para o governo do estado de São Paulo, em 2022, em que a posição mais neutra do Rodrigo Garcia, então governador, acabou sendo prejudicial ao candidato na guerra do primeiro turno“, diz Soller.
Rodrigo Garcia, por sinal, é o coordenador da campanha de Ricardo Nunes e participou da elaboração do plano de governo do emedebista.
Segundo Soller, essa tendência de crescimento de Marçal e de Boulos nos últimos dois dias pode garantir a eles um lugar no segundo turno.
Então, no segundo turno, haverá uma guerra de rejeições.
“No segundo turno, será preciso ver quem terá a rejeição mais alta. Na eleição presidencial de 2022, a esquerda do Lula saiu vitoriosa porque a rejeição a Bolsonaro era maior. Agora é um novo movimento, pois o governo Lula está sendo mal avaliado na cidade de são Paulo, o que pode favorecer Marçal“, diz Soller.
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)