Crusoé: Toffoli, don’t cut my connection
Se tivesse continuado a cantar a música de Gilberto Gil, ministro do STF talvez percebesse que seu voto por responsabilizar plataformas de redes social por conteúdos de terceiros não está no mesmo clima de 'Pela internet'
Dias Toffoli cometeu, durante a última sessão do julgamento sobre a possibilidade de responsabilizar as plataformas de rede social por conteúdo de terceiros, paralisado por pedido de vista, umas das citações musicais mais equivocadas da história da República.
“Vossa Excelência, falando dessa revolução que nós estamos a viver… É impressionante a visão de Gilberto Gil. Em 1997, ele lançou a música Pela Internet, uma alusão ao Pelo telefone, primeiro samba gravado, na década de [19]10. E aí, ele, 80 anos depois, escreve pela internet“, disse Toffoli ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que falava sobre a “revolução tecnológica” ao divergir do voto mais rígido de Toffoli.
“Se me permite, só a primeira parte…”, diz Toffoli a Barroso, antes de começar a cantar “Criar meu web site /Fazer minha home-page / Com quantos gigabytes/ Se faz uma jangada / Um barco que veleje” e brincar que o presidente do STF também deveria cantar.
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Promover um debate
Caso tivesse continuado a cantar, Toffoli teria chegado ao trecho “Eu quero entrar na rede / Promover um debate” e, talvez, já começasse a perceber que seu voto para que as plataformas tenham de retirar conteúdos antes de interpelação judicial não tem muito a ver com o clima da música de Gil.
A distância entre o voto ficaria clara quando a música entrasse no trecho final, em inglês, quando Gil faz trocadilhos com o estado americano Connecticut e a palavra “connection”. “I’m trying to connect, Connecticut / But you cut my connection”, diz a letra, que repete a ideia em “Every time I connect, you cut” e “don’t cut my connection”.
Gil fez uma versão menos animada com a internet em 2018, chamada Pela internet 2, que talvez se adequasse mais ao clima de Toffoli, Alexandre de Moraes e Flávio Dino, mas mesmo assim o músico não chega a…
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