Crusoé: Queda de Assad mostra o que decide o jogo no Oriente Médio
Não há motivos para ter esperanças democráticas nos novos acontecimentos do Oriente Médio
A derrubada do ditador sírio Bashar al-Assad neste domingo, 8 de dezembro, mostra qual é o fator que decide o jogo no Oriente Médio: a força.
Assad foi deposto por terroristas armados com rifles, drones e mísseis antitanque.
O grupo Hayat Tahrir al-Sham, HTS, uma dissidência da Al Qaeda, foi treinado e financiado pelo autoritário Recep Tayyp Erdogan, presidente da Turquia.
A ilusão da Primavera Árabe
O acontecimento histórico deste domingo, 8, é a realização de um sonho que foi nutrido na Primavera Árabe, em 2011.
Contudo, os jovens que naquela época saíram para protestar contra a ditadura de Assad foram todos mortos.
A onda de protestos em países árabes que teve início em 2010, quando um vendedor de frutas ateou fogo ao próprio corpo na Tunísia, prometia derrubar ditaduras e espalhar democracia pela região.
Naquela época, falava-se muito do potencial democrático das redes sociais em ajudar a comunicação entre as pessoas — argumento oposto ao que é usado pelos ministros do Supremo Tribunal Federal, STF.
Barack Obama
O presidente americano Barack Obama foi um dos que ingenuamente deixou se encantar pelas manchetes dos veículos de imprensa do Ocidente.
“Por seis meses, testemunhamos uma mudança extraordinária acontecendo no Oriente Médio e no Norte da África. Quadra por quadra, cidade por cidade, país por país, o povo se levantou para exigir seus direitos humanos básicos. Dois líderes se afastaram. Mais podem seguir“, disse Obama em um discurso em maio de 2011.
A ilusão não durou muito…
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Jorge Alberto da Cunha Rodrigues
08.12.2024 13:03Provavelmente o novo regime sírio será ainda mais ditatorial, cruel, belicoso e desumano do que o anterior.
Annie
08.12.2024 11:45Sério Antagonista está difícil de manter a assinatura uma notícia super interessante com esse texto minúsculo,enquanto isso várias matérias de ti-ti-ti que decepção.