Crusoé: Janja se abriga atrás de acusação de machismo
Alegação da primeira-dama para se defender após causar constrangimento na China é uma forma de piorar ainda mais o que era ruim o bastante
Janja resolveu se abrigar atrás de uma acusação de machismo e misoginia após o constrangimento causado por sua intervenção em reunião com o presidente chinês, Xi Jinping. É uma forma de piorar ainda mais o que já era ruim o bastante.
“Vejo machismo e misoginia da parte de quem presenciou a reunião e repassou de maneira distorcida o que aconteceu”, disse a primeira-dama à CNN Brasil, acrescentando: “E vejo a amplificação da misoginia por parte da imprensa, e me entristece que essa amplificação tenha o engajamento de mulheres”.
Como destacaram O Antagonista e Crusoé após a revelação do constrangimento causado por Janja, que teria questionado Xi sobre a atuação do TikTok no Brasil, o problema da intervenção da mulher de Lula numa reunião oficial é o fato de que ela não recebeu nenhum voto para estar ali.
Leia mais: Curtindo a Presidência adoidado
Incômodo justificado
O fato de a mulher de Lula buscar protagonismo no governo, a ponto de representar o Brasil em eventos internacionais, às custas do erário e sem qualquer obrigação de prestar contas, é motivo de incômodo mesmo dentro do próprio governo, como comprovou o vazamento de informações sobre a reunião.
Os ruídos causados por Janja são tantos que a Advocacia Geral da União (AGU) estabeleceu parâmetros para disciplinar o papel da primeira-dama e, por exemplo, informar sobre os gastos com suas viagens.
Leia mais: AGU não é advogada da Janja
A atividade de Janja no governo passaria a ser definida como voluntária e ficaria estabelecido que a primeira-dama poderá representar Lula, com um “papel simbólico”, em eventos políticos, diplomáticos ou culturais.
Já é alguma coisa, mas está longe do ideal, que seria a primeira-dama limitar-se ao papel de mulher do presidente, porque o fato é que ela…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)