Crusoé: Como Lula e Trump roubaram o Natal
O presidente brasileiro fez campanha eleitoral, enquanto o americano atacou rivais
As mensagens presidenciais de Natal são uma tradição herdada dos americanos.
Por ser uma data religiosa, espera-se que os presidentes falem de valores compartilhados, tragam mensagens de esperança, revigorem o ânimo nacional, ensinem boas práticas a partir de suas experiências pessoais e familiares.
O presidente republicano Ronald Reagan proferiu diversas mensagens tocantes, que estão disponíveis no canal da Reagan Library do Youtube.
“Nesta época de Natal, toda casa adquire uma beleza especial, um calor especial, e isso certamente se aplica à Casa Branca, onde tantos americanos famosos passaram seus Natais ao longo dos anos. Esta bela e antiga casa, a casa do povo, viu tanta coisa, fez parte de nossas vidas e da nossa história. Tem sido uma experiência humilde e inspiradora para Nancy e para mim passar nosso primeiro Natal neste lugar. Moramos aqui como seus inquilinos há quase um ano, e que ano foi este!”, afirmou Reagan, em 1981.
“Como povo, passamos por muitos momentos de alegria, tragédia e conquistas reais, momentos que acredito que nos uniram ainda mais. G.K. Chesterton disse certa vez que o mundo nunca ficaria sem maravilhas, mas apenas sem a capacidade de se maravilhar. Nesta época especial do ano, todos renovamos nosso senso de admiração ao relembrar a história do primeiro Natal em Belém, há quase 2 mil anos. Alguns celebram o Natal como o aniversário de um grande e bom filósofo e professor. Outros acreditam na divindade do menino nascido em Belém, que ele era e é o Príncipe da Paz prometido. Sim, questionamos por que aquele que poderia realizar milagres escolheu vir até nós como um bebê indefeso, mas talvez esse tenha sido seu primeiro milagre, sua primeira grande lição: a lição de que devemos cuidar uns dos outros“, disse.
Essa inspiradora tradição, contudo, foi destruída pelos presidentes populistas nos Estados Unidos e no Brasil.
Lula transformou a mensagem de Natal em…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)