CPMI adia de novo deliberação para convocar ex-comandantes
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro cancelou a reunião de hoje (28), por previsão de baixo quórum. Na reunião desta quinta-feira, os parlamentares deliberariam sobre...
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro cancelou a reunião de hoje (28), por previsão de baixo quórum. Na reunião desta quinta-feira, os parlamentares deliberariam sobre o pedido de convocação dos três comandantes das Forças Armadas que teriam participado de uma comprometedora reunião com Jair Bolsonaro, segundo delação de Mauro Cid, ex-ajudantes de ordens da Presidência da República.
A relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA, foto, à direita), pretende esclarecer o que ocorreu em reunião na qual o então presidente Bolsonaro teria discutido a possibilidade de um golpe de Estado. A intenção é convocar os ex-comandantes da Marinha, almirante Almir Garnier; do Exército, general Freire Gomes; e da Aeronáutica, brigadeiro Baptista Júnior.
O presidente da CPMI, Arthur Maia (União-BA, foto, à esquerda), condicionou a aprovação desse requerimento à convocação de do ex-comandante da Força Nacional Sandro Augusto Queiroz, que atuava no dia 8 de janeiro em Brasília. “Não é razoável, não faz sentido que a terceira força policial que estava envolvida no dia 8 de janeiro, que é a Força Nacional, simplesmente não venha a esta CPI para dar também sua explicação, como é o desejo da minoria”, argumentou Maia, que tenta manter algum equilíbrio entre as pautas da oposição e da situação na comissão.
Como um acordo não foi alcançado na reunião da última terça-feira, Maia anunciou que o assunto seria tratado na sessão desta quinta. O novo adiamento empurra a deliberação para a próxima semana. Com o cancelamento da reunião de hoje, ficou para outra hora também o depoimento do blogueiro Alan Diego dos Santos Rodrigues. Ele foi condenado por colocar uma bomba em caminhão-tanque de combustível os arredores do Aeroporto de Brasília no fim do ano passado, em reação à eleição de Lula.
A relatora da comissão já disse que pretende apresentar seu relatório final no dia 17 de outubro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)