Rupert Murdoch deixa a presidência da Fox e da News Corp
O magnata das comunicações Rupert Murdoch (foto) anunciou quinta-feira (21) que deixará o cargo de presidente da Fox e da News Corp. Essa decisão marca o fim de uma carreira de mais de sete décadas, durante a qual ele construiu um verdadeiro império midiático que se estende da Austrália aos Estados Unidos...
O magnata das comunicações Rupert Murdoch (foto) anunciou quinta-feira (21) que deixará o cargo de presidente da Fox e da News Corp. Essa decisão marca o fim de uma carreira de mais de sete décadas, durante a qual ele construiu um verdadeiro império midiático que se estende da Austrália aos Estados Unidos.
Seu filho Lachlan Murdoch assumirá o cargo de único presidente do conselho da News Corp e continuará como presidente e CEO da Fox. Essa transição consolida o papel de Lachlan como líder do império midiático da família Murdoch, encerrando quaisquer dúvidas sobre a sucessão.
Em um memorando enviado aos funcionários, Murdoch afirmou que as empresas estão “em ótima saúde, assim como eu”.
“Temos todas as razões para sermos otimistas em relação aos próximos anos – certamente eu estou, e planejo estar aqui para participar deles. Mas a batalha pela liberdade de expressão e, em última instância, pela liberdade de pensamento, nunca foi tão intensa”, acrescentou.
O anúncio acontece poucos meses após Murdoch ter rejeitado um plano para reunificar seu império midiático por meio da fusão entre a Fox e a News Corp. A proposta foi vetada por grandes acionistas, que argumentaram que ela não alcançaria o valor total das empresas.
Em comunicado, a Fox afirmou que Murdoch assumirá o posto de presidente emérito das empresas a partir da próxima Assembleia Geral Anual de Acionistas, em novembro.
“Em nome dos conselhos de administração da FOX e da News Corp, das equipes de liderança e de todos os acionistas que se beneficiaram de seu trabalho árduo, parabenizo meu pai por sua notável carreira de 70 anos”, afirmou, em nota, Lachlan Murdoch.
Após o anúncio da saída de Murdoch, as ações da Fox tiveram um aumento de quase 2%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)