Paraná recebe projeto piloto para impulsionar reciclagem de cápsulas de café
Nesta primeira fase do projeto, serão 17 pontos de coleta na região metropolitana de Curitiba (PR) e oeste do estado do Paraná. De acordo com informações da Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café), o projeto piloto é um esforço conjunto do Grupo Três Corações, Jacobs Douwe Egberts (JDE), Melitta e Nestlé (Dolce Gusto e Nespresso)...
Nesta primeira fase do projeto, serão 17 pontos de coleta na região metropolitana de Curitiba (PR) e oeste do estado do Paraná. De acordo com informações da Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café), o projeto piloto é um esforço conjunto do Grupo Três Corações, Jacobs Douwe Egberts (JDE), Melitta e Nestlé (Dolce Gusto e Nespresso).
O consumo do café em capsulas tem crescido em função da praticidade, mas o descarte ainda é realizado por meio de iniciativas individuais das empresas. Algumas, por exemplo, oferecem postos de recolhimento das cápsulas usadas em lojas próprias ou até endereços para remessa via Correios. A ideia agora é oferecer pontos de coleta em escolas, universidades, condomínios, supermercados, ruas de comércio e shopping centers, além de um serviço porta a porta em bairros mapeados. A iniciativa em teste no Paraná pode ser estendida para outros estados em breve, a depender dos resultados.
As cápsulas contém três tipos de resíduos: alumínio ou plástico e o próprio café. O material entregue nos pontos de coleta são direcionados para cooperativas de catadores da região, onde é separado e preparado. O resíduo orgânico (borra de café) é enviado para compostagem e produção de adubo, enquanto as embalagens plásticas e de alumínio utilizadas como matéria-prima reciclada para outros produtos.
A empresa Yattó vai gerenciar toda a operação com a coordenação da Associação e das indústrias parceiras. A expectativa é que a iniciativa também incentive a criação de programas de reciclagem locais e soluções em logística reversa de cápsulas de cafés e multibebidas, além de aumentar a taxa efetiva de reciclagem do setor em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O endereço dos pontos de coleta estão disponíveis em no hotsite criado para a campanha. Para acessar, clique aqui.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)