Inflação na Argentina chega a 124% em 12 meses
A inflação na Argentina (foto) chegou a 124,4% em 12 meses e fechou em 12,4% em agosto, segundo dados divulgados pelo Indec, o "IBGE argentino", nesta quarta-feira (13)...
A inflação na Argentina (foto) chegou a 124,4% em 12 meses e fechou em 12,4% em agosto, segundo dados divulgados pelo Indec, o “IBGE argentino”, nesta quarta-feira (13).
Foi a maior alta mensal da inflação no país em mais de 32 anos, desde março de 1991, e a primeira vez em que o indicador mensal atingiu dois dígitos em 21 anos.
“A inflação veio em linha com o esperado. É obviamente um dado horrível”, disse ao jornal Valor Ignacio Labaqui, professor da Universidade Católica Argentina. “Faz mais de 30 anos que a Argentina não via níveis de inflação mensal como esse de agosto. Nem mesmo em 2002 a inflação mensal chegou a 12,4%”, acrescentou ele.
“O aumento [da inflação] era esperado pelos mercados após uma desvalorização de 21% da moeda em 14 de agosto, acordada [pelo presidente Alberto Fernández] com o FMI para destravar desembolsos do programa de crédito com o organismo no valor de US$ 44 bilhões”, escreve a Folha.
Não é à toa que o impopularíssimo Fernández nem cogitou disputar a reeleição —e o candidato peronista, o ministro da Economia Sergio Massa, está perdendo para o libertário Javier Milei em todas as pesquisas recentes. A eleição presidencial argentina está marcada para o mês que vem.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)