Crusoé: “‘Diplomacia de um homem só’ pode frustrar sonhos petistas”
Ao criticar o Tribunal Penal Internacional, TPI, o presidente Lula pode atrapalhar o sonho petista de conseguir um assento no Conselho de Segurança da ONU, após uma possível reforma na instituição, diz Crusoé...
Ao criticar o Tribunal Penal Internacional, TPI, o presidente Lula pode atrapalhar o sonho petista de conseguir um assento no Conselho de Segurança da ONU, após uma possível reforma na instituição, diz Crusoé.
“No final de semana, Lula disse que o presidente russo Vladimir Putin não seria preso em uma eventual visita ao Brasil no ano que vem, para a cúpula do G20. Como o Brasil é signatário do Estatuto de Roma, o país seria obrigado a prender o autocrata, acusado de crimes de guerra. Perguntado por jornalistas, Lula questionou o fato de o Brasil ser signatário do Estatuto. Seu comportamento pode ter consequências negativas para os planos dos diplomatas petistas, como o de reformar o Conselho de Segurança no futuro ou de mediar a paz na Ucrânia.”
“‘Quando Lula diz de antemão que o Brasil poderia não cumprir o Estatuto de Roma, ele pode atrapalhar sua campanha para conseguir uma reforma no Conselho de Segurança da ONU. Essa corte, afinal, é produto do sistema das Nações Unidas, embora não faça parte de sua estrutura’, diz Maristela Basso, professora de direito da USP. Países europeus, que são grandes defensores do TPI, poderiam se recusar a dar apoio ao Brasil para reformar o Conselho de Segurança.”
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)