Anne Dias na Crusoé: “O STF deveria descriminalizar a maconha?”
O Brasil vai legalizar a Cannabis? Esse foi um dos assuntos mais debatidos na semana, já que retornou à mesa dos ministros do STF. No entanto, o que se discute neste texto não é se a Cannabis deveria ser ou não ser legalizada, mas, sim, se o STF é a instituição adequada para tomar essa decisão, diz Anne Dias na Crusoé...
O Brasil vai legalizar a Cannabis? Esse foi um dos assuntos mais debatidos na semana, já que retornou à mesa dos ministros do STF. No entanto, o que se discute neste texto não é se a Cannabis deveria ser ou não ser legalizada, mas, sim, se o STF é a instituição adequada para tomar essa decisão, diz Anne Dias na Crusoé.
“O sistema democrático brasileiro se baseia na ideia de que elegemos parlamentares alinhados com nossos valores e princípios para nos representarem na elaboração das regras que regem a sociedade. É por isso que temas polêmicos, como a legalização de drogas, aborto e outras controvérsias, ganham destaque durante as campanhas eleitorais, tendo em vista que os candidatos buscam conquistar o voto dos eleitores comprometendo-se a defender determinadas convicções nas casas legislativas. Estamos falando de 513 deputados federais, de mais de dez partidos políticos, que representam os 27 estados brasileiros. São mais de 100 milhões de votos representados no Congresso Nacional.”
“O STF, por sua vez, é a mais alta corte do sistema judiciário, composta por 11 ministros indicados pelos presidentes, que devem atender aos critérios de notável saber jurídico e reputação ilibada. A principal função dessa corte é resolver disputas de acordo com a Constituição e as leis vigentes. Isso implica que o Judiciário tem a responsabilidade de solucionar conflitos interpretando as normas, e não criar novas definições legais. Questões relacionadas a valores morais, políticos, culturais ou sociais devem ser antes normatizadas pelo Legislativo, para que depois sejam aplicadas pelo Judiciário.”
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)