Lula defende ampliação do Brics e diz que grupo faz seleção criteriosa
O presidente Lula (foto) reafirmou neste sábado (26) que os países dos Brics fazem uma seleção criteriosa para determinar quais novos membros...
O presidente Lula (foto) reafirmou neste sábado (26) que os países dos Brics fazem uma seleção criteriosa para determinar quais novos membros serão convidados a se juntarem ao grupo.
Em entrevista coletiva em Luanda, na Angola, o petista defendeu a decisão do bloco de ampliar a quantidade de membros em 2024 e negou que tenha “preferência ideológica” na relação com outros líderes.
“O Brics foi extraordinário. E mais extraordinária é a quantidade de países que querem entrar. Mas é preciso estabelecer critérios porque também não é para encher de países. É para ir colocando de forma criteriosa as pessoas que querem participar. E nós queremos. Quanto mais gente, melhor”, afirmou.
Na quinta-feira (24), os líderes do bloco, composto por Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul, convidaram oficialmente Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes, Etiópia e Irã para serem membros plenos dos Brics.
Desde que a declaração conjunta foi publicada, ainda não ficou claro que critérios são levados em conta para a admissão no grupo.
Assista também ao Podcast Latitude deste sábado, que entrevista o professor e doutor em sociologia pela USP Lucas Azambuja sobre a recente reunião da cúpula do Brics:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)