Chefes de Estado se pronunciam sobre início da Cúpula da Amazônia
A Cúpula da Amazônia, aberta nesta terça-feira (8), já repercute entre os chefes de Estado dos...
A Cúpula da Amazônia, aberta nesta terça-feira (8), já repercute entre os chefes de Estado dos países amazônicos.
A cúpula reúne os oito países com território na Amazônia. A reunião ocorre em Belém, Pará, e se encerra apenas amanhã, quarta-feira (9).
Além de Brasil, compõem o grupo a Bolívia, a Colômbia, o Equador, a Guiana, o Peru, o Suriname e a Venezuela.
Eles integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, publicou foto de seu assento na reunião na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter.
Segundo Petro, “sem a selva não há água na Colômbia nem vida no planeta”.
En Belém do Pará, Brasil, en la cumbre de presidentes con responsabilidad en la selva Amazónica.
Sin la selva no hay agua en Colombia ni vida en el Planeta pic.twitter.com/jHdJc8MVkT— Gustavo Petro (@petrogustavo) August 8, 2023
Já presidente da Bolívia, Luis Arce, divulgou na mesma rede social a sua ida a Belém para a cúpula.
“Devemos consolidar ações integradas e sustentáveis de cooperação transfronteiriça para preservar nossa região amazônica”, escreveu.
Nos dirigimos a la Cumbre de la Amazonía, en la ciudad de Belém, #Brasil. Debemos consolidar acciones integradas y sostenibles de cooperación transfronteriza para preservar nuestra región amazónica. Entregamos el Bastón de Mando a nuestro jilata vicepresidente, @LaramaDavid. pic.twitter.com/lsdEcaoBUO
— Luis Alberto Arce Catacora (Lucho Arce) (@LuchoXBolivia) August 8, 2023
A presidente do Peru, Dina Boluarte, também publicou fotos da cúpula e divulgou reunião bilateral com Lula, ocorrida ontem, segunda-feira (7), pela noite. Esse foi o primeiro encontro presencial entre os dois.
“O presidente Boluarte e o presidente brasileiro Lula da Silva falaram sobre a Amazônia, o meio ambiente e as comunidades indígenas. Chefes de Estado realizaram reunião bilateral na cidade brasileira de Belém do Pará”, publicou o perfil oficial da presidência peruana.
✅ Presidenta Boluarte y mandatario brasileño Lula da Silva conversaron sobre la Amazonía, medio ambiente y comunidades indígenas
🔵 Jefes de Estado sostuvieron una reunión bilateral en la ciudad brasileña de Belém do Pará.
🗞️ https://t.co/TQUElYmPsV pic.twitter.com/l4375zhu5N
— Presidencia del Perú 🇵🇪 (@presidenciaperu) August 8, 2023
O ditador Nicolás Maduro cancelou sua vinda na última hora. O motivo oficial é uma infecção no ouvido. A número 2 do regime, Delcy Rodríguez, participa da cúpula.
Além da Venezuela, apenas o Equador e o Suriname não enviaram os seus chefes de Estado. Ambos justificaram as ausências por problemas internos, mas enviaram representantes ao evento.
Maduro publicou sobre a Amazônia na rede social anteriormente conhecida como Twitter.
“Com trabalho, esforço e um plano concreto, pronto para a ação, vamos avançar juntos no reflorestamento, saneamento e recuperação da Amazônia, para o bem-estar de nossos povos indígenas”, afirmou o ditador.
Con trabajo, esfuerzo y un plan concreto, listo para la acción, avancemos unidos en la reforestación, saneamiento y recuperación del Amazonas, por el bienestar de nuestros pueblos indígenas. Estamos encaminados hacia una nueva humanidad. ¡Sí se puede!
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) August 8, 2023
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)