Atriz Aracy Balabanian morre aos 83 anos
Aracy Balabanian (foto), atriz que atuou nos últimos 60 anos como uma das mais relevantes intérpretes do teatro e da TV brasileira, faleceu nesta segunda-feira (7), no Rio de Janeiro...
Aracy Balabanian (foto), atriz que atuou nos últimos 60 anos como uma das mais relevantes intérpretes do teatro e da TV brasileira, faleceu nesta segunda-feira (7), no Rio de Janeiro. Ela, que tinha 83 anos, estava internada em um Centro de Terapia Intensiva (CTI) no Rio de Janeiro, após ter recebido um diagnóstico de câncer no pulmão no ano passado.
A atriz, de origem armênia, estreou na TV brasileira em uma peça de Sófocles na TV Tupi. Ela participou de novelas como Coração Alado (1980), Ti Ti Ti (1985) e Que Rei Sou Eu? (1985).
Seu papel mais lembrado, no entanto, é o da socialite decadente Cassandra, na comédia teatral Sai de Baixo, exibida a partir de 1996 pela TV Globo. O seriado, que contou com 8 temporadas e mais de 240 episódios, tinha um formato historicamente comum no país — de teatro de costumes —, mas bastante distinto das sitcoms de estilo americano em voga desde os anos 1990. Com personagens marcantes e uma informalidade escrachada, a produção revelou atores como Tom Cavalcante e ganhou reprises até anos recentes.
Uma das estrelas do seriado, o ator Miguel Falabella prestou homenagens à sua companheira de cena — a quem chamou de “minha rainha, atriz de primeira grandeza, companheira irretocável, amor de muitas vidas.”
“Obrigado pela honra de ter estado ao seu lado exercendo nosso ofício, obrigado pelo afeto, pelos conselhos, pelas gargalhadas e pela vida que você tão delicadamente me ofereceu. Consola-me saber que estaremos para sempre juntos em alguma reprise de uma futura sessão nostálgica”, escreveu. “Te amo para sempre.”
Outra atriz, Cláudia Raia, publicou fotos recentes da atriz para homenagear a atriz. “Ela será sempre nosso tesouro nacional, obra prima de pura devoção ao seu ofício. Que alegria ter encontrado sua alma nessa vida, que honra compartilhar um pouco do meu caminho com o seu“, disse.
Apesar do sucesso na comédia, Aracy também ficou conhecida por papéis dramáticos, mesmo após a virada do milênio, como na série Ligações Perigosas, de 2016. Seu último papel na TV foi em Malhação: Vidas Brasileiras, em 2018.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)