Biden ganha apoio entre democratas, mas disputa com Trump está equilibrada
Joe Biden (foto), o presidente dos EUA, vai aos poucos construindo o consenso dentro do partido Democrata pela sua candidatura à reeleição em 2024. Apesar de temores com sua idade (ele já tem 80 anos, e chegaria a 86 no fim de um eventual segundo mandato), ele vê sua base de apoio crescer e chegar a 45% do eleitorado do partido..
Joe Biden (foto), o presidente dos EUA, vai aos poucos construindo o consenso dentro do partido Democrata pela sua candidatura à reeleição em 2024. Apesar de temores com sua idade (ele já tem 80 anos, e chegaria a 86 no fim de um eventual segundo mandato), ele vê sua base de apoio crescer e chegar a 45% do eleitorado do partido, indica uma pesquisa do jornal The New York Times com o instituto Siena.
É um aumento de 19 pontos percentuais em um ano. Em todas as faixas etárias, Biden viu o apoio ao seu nome crescer — principalmente na sua, acima dos 65 anos. Nela, o percentual de eleitores democratas que defendem sua reeleição saltou de 40% em julho de 2022 para 70% no mês passado.
No entanto, o instituto prevê uma disputa apertada contra o ex-presidente Donald Trump, derrotado por Biden em uma disputa ferrenha em 2020 e que culminou com a invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Na sondagem do Times/Siena, ambos tem 43% da preferência do eleitorado, o que mostraria uma disputa ainda aberta para o dia 5 de outubro do ano que vem. Entre os republicanos, Trump tem que competir em primárias, mas não que isso seja um problema para ele.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)