Haddad: “Copom está muito monolítico e pouco plural”
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (foto), classificou o Comitê de Política Monetária (Copom) como “conservador” e...
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (foto), classificou o Comitê de Política Monetária (Copom) como “conservador” e “monolítico”. Ele disse ainda esperar que comece “o ciclo de cortes” na taxa de juros (Selic).
“O Copom está muito monolítico, pouco plural, e talvez nem sempre levando em consideração o conjunto de variáveis da economia, embora o Banco Central tenha muita informação. É um órgão muito preparado do ponto de vista técnico”, afirmou no sábado (29) em entrevista à TV GGN.
Haddad considerou ainda que as indicações do governo Lula para a diretoria do BC levarão “pontos de vista diferentes” ao órgão. Em julho, o presidente oficializou a nomeação de Gabriel Galípolo e de Ailton de Aquino Santos como diretores da autarquia.
“O papel que o governo tem que cumprir neste momento, sobretudo na nomeação dos novos diretores, o que procurei fazer, é levar pontos de vista diferentes para o Copom.”
A declaração de Haddad ocorreu às vésperas da reunião do Copom, em 1º e 2 de agosto. Atualmente, a Selic está em 13,75% ao ano. O patamar é o mesmo desde agosto de 2022.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)