Ditador da Nicarágua devolve bispo à prisão
O bispo Rolando Álvarez (foto), uma das vozes da Igreja Católica mais críticas à ditadura de Daniel Ortega na Nicarágua, foi devolvido à prisão La Modelo nesta quarta-feira (5) após o fracasso das negociações entre o regime sandinista e um enviado do Vaticano...
O bispo Rolando Álvarez (foto), uma das vozes da Igreja Católica mais críticas à ditadura de Daniel Ortega na Nicarágua, foi devolvido à prisão La Modelo nesta quarta-feira (5) após o fracasso das negociações entre o regime sandinista e um enviado do Vaticano, informa o jornal El País.
Segundo fontes diplomáticas e eclesiásticas ouvidas pelo jornal espanhol, Álvarez rejeitou as condições impostas para que ele deixasse o país e se exilasse em Roma. Mais cedo, como publicamos, a imprensa local noticiou que ele poderia ser solto.
O bispo já havia recusado o exílio em 9 de março, quando decidiu não embarcar num avião que transportava 222 presos políticos da Nicarágua para os EUA. Como vingança, a ditadura de Ortega confinou Álvarez em uma solitária em La Modelo. Desde então, o Vaticano, a Conferência Episcopal da Nicarágua e outras entidades tentam negociar sua libertação.
Fontes ouvidas pelo El País afirmam que o bispo mantém sua posição: não deixar o território nicaraguense porque não cometeu nenhum crime. Álvarez também pediu a libertação incondicional de todos os padres condenados e presos pelo regime, o desbloqueio das contas da igreja e o fim das perseguições religiosas. A ditadura rejeitou todas as propostas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)