Em dia de volume reduzido, Bolsa fecha em queda
Em dia de sabatina dos primeiros indicados do presidente Lula para o Banco Central, os ativos nacionais tiveram performance ruim. O dólar subiu contra o real; os juros futuros registraram leve alta; e a bolsa de valores ficou no vermelho...
Em dia de sabatina dos primeiros indicados do presidente Lula para o Banco Central, os ativos nacionais tiveram performance ruim. O dólar subiu contra o real; os juros futuros registraram leve alta; e a bolsa de valores ficou no vermelho.
Gabriel Galípolo, ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda, e Aílton Aquino, funcionário de carreira do Banco Central, foram sabatinados pelos senadores da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) em uma sessão tranquila e sem muita pressão aos indicados. Ambos foram aprovados pelo colegiado e devem obter o mesmo resultado no plenário do Senado ainda hoje.
O nome de Galípolo no BC pode significar o início de um processo de mudança no eixo de pensamento da autoridade monetária. O futuro diretor de Política Monetária da autarquia foi um entusiasta de métodos econômicos pouco ortodoxos, o que causou certa preocupação entre agentes econômicos. No entanto, desde a chegada ao governo, Galípolo tem se destacado pela atitude ponderada e conciliatória entre Planalto e Banco Central. Durante a sabatina, o estilo foi o mesmo.
Os juros futuros subiram levemente durante o dia, mas não parecem ter sido afetados pela fala de Galípolo. O movimento se deu mais como uma ajuste após as seguidas quedas dos últimos dias. O dólar seguiu a mesma tendência e devolveu parte das baixas recentes. Às 17h, a moeda americana se encaminhava para fechar em alta de 0,65%, a R$ 4,84.
O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, seguiu a tendência internacional e ficou no vermelho nesta terça-feira. O indicador ficou em 119,1 mil pontos, em queda de 0,50%. As maiores contribuições para o fechamento do dia ficaram com as empresas dos setores de saúde e imobiliário.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)