Aldo Rebelo, na Crusoé: “Temos o agricultor mais perseguido do mundo”
Relator do Código Florestal, Aldo Rebelo, do PDT, é um dos raros políticos de esquerda que criticam abertamente os principais mantras do movimento ambientalista e as políticas do governo Lula, lembra Crusoé...
Relator do Código Florestal, Aldo Rebelo, do PDT, é um dos raros políticos de esquerda que criticam abertamente os principais mantras do movimento ambientalista e as políticas do governo Lula, lembra Crusoé.
Rebelo, que já foi responsável pela articulação política no governo Lula e ministro de Defesa de Dilma Rousseff, é contra a ideia de que o meio ambiente deve permanecer intocado, como um santuário. “Quanto mais você desenvolve, mais você protege e mais você preserva”, disse ele ao Crusoé Entrevista.
O político defende que o Cadastro Ambiental Rural, o CAR, cuja função é avaliar se os proprietários estão cumprindo a legislação ambiental, fique sob a tutela do Ministério da Agricultura. “Se o CAR ficar no Ministério do Meio Ambiente, ele estará sob risco de manipulação. Isso está sendo utilizado para perseguir a agricultura e os agricultores. Nós temos o agricultor mais perseguido do mundo”, diz Rebelo.
“Principalmente os pequenos. Eu vi agora no Mato Grosso, milhares de assentados em reforma agrária, que não têm o título da terra, não têm regularização. Eles foram abandonados pelo Estado. São tratados como criminosos. Têm as suas propriedades embargadas. São os pequenos agricultores que têm uma terra muito restrita e precisam usar um pouco mais dela para sobreviver”, diz.
ASSISTA À ENTREVISTA; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)