“Temos que nos planejar para um El Niño forte”, alerta Carlos Nobre na Crusoé
Em entrevista a Crusoé, o climatologista Carlos Nobre alertou que o Brasil precisa se planejar para um El Niño, fenômeno climático que costuma provocar seca e calor intenso na Amazônia e chuvas em excesso no sul do país, tão ou mais intenso quanto o registrado entre 2015 e 2016...
Em entrevista a Crusoé, o climatologista Carlos Nobre alertou que o Brasil precisa se planejar para um El Niño, fenômeno climático que costuma provocar seca e calor intenso na Amazônia e chuvas em excesso no sul do país, tão ou mais intenso quanto o registrado entre 2015 e 2016.
“Vai haver um aumento muito grande de incêndios florestais na Amazônia e no Cerrado, que vai gerar muito mais poluição e ondas de calor. O El Niño impacta o país como um todo em todos os setores”, disse.
“O Ministério da Agricultura tem que lançar uma série de políticas de combate a esses extremos climáticos que o El Niño vai trazer, em toda a agricultura nacional. O Ministério da Saúde também tem que estar muito preparado […] Os incêndios levam uma grande quantidade de material particulado, que causam doenças cardiovasculares e pulmonares”, afirmou.
LEIA MAIS AQUI; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)