Frutas, sementes e farinha: como as crianças sobreviveram na selva
As quatro crianças indígenas que sobreviveram a um acidente de avião na selva amazônica foram encontradas fracas, desidratadas e cobertas de picadas de...
As quatro crianças indígenas que sobreviveram a um acidente de avião na selva amazônica foram encontradas fracas, desidratadas e cobertas de picadas de mosquito. Segundo o avô, Fidencio Valencia Mucutui, elas conseguiram sobreviver se alimentando de farinha de mandioca e sementes. A familiaridade com as frutas da floresta também foi fundamental para a sobrevivência.
O ministro da Defesa da Colômbia, Iván Velásquez, atualizou o estado das crianças e afirmou que elas terão de receber assistência psicológica:
“Estão num estado de choque que é muito compreensível. A menina mais velha está muito interessada em ver televisão, em ver programas infantis. As enfermeiras nos disseram que, desde ontem, quando chegou, a primeira coisa que disse foi para ligar a televisão e não parou de ver televisão.”
Velásquez acrescentou que as crianças “têm de fazer acompanhamento psicológico porque foi uma experiência muito dura”.
“Não dizem uma frase completa, que resulta do estado de choque e do medo em que devem estar”.
A criança indígena Lesly Jacobombaire Macutuy, de 13 anos, protegeu e cuidou dos três irmãos mais novos durante os 40 dias que eles ficaram perdidos na selva da Amazônia colombiana.
Além de Lesly, Solecni Ranoque Mucutuy, de 9 anos, Tien Noriel Ronoque Mucutuy, de 4 anos, e Cristian Neryman Ranoque Mucutuy, um bebê que completou um ano enquanto estava perdido, são do povo indígena Uitoto e foram resgatados de helicóptero por causa das dificuldades para pousar no meio da floresta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)