Ministros do STF aprovam indicação de Cristiano Zanin
Pelo menos cinco ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram, nesta quinta-feira (1) a indicação de Cristiano Zanin, 47, o advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposentou no final de março...
Pelo menos cinco ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovaram, nesta quinta-feira (1) a indicação de Cristiano Zanin, 47, o advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposentou no final de março.
Os ministro Gilmar Mendes, Nunes Marques e Luiz Fux afirmaram que é uma “indicação positiva”, “ótima” e que Zanin é “uma pessoa qualificada para integrar o Supremo”. André Mendonça desejou “boa sorte” ao indicado de Lula.
“O Dr. Cristiano Zanin atuou com elevada qualidade profissional em casos que tramitaram perante o Supremo. Minha visão dele é a de um advogado sério e competente, que exibiu dedicação ao cliente e conduta ética, mesmo diante da adversidade. Da minha parte, será muito bem-vindo”, disse, em nota a O Antagonista, o ministro Luís Roberto Barroso.
Com a indicação, inicia-se um rito no Senado Federal: a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve agendar uma sabatina com Zanin, em uma data de escolha exclusiva do presidente da comissão, Davi Alcolumbre (União-AP). No caso de André Mendonça, a sabatina ocorreu 141 dias após a sua indicação. No caso de Zanin, a demora deve ser menor, já que Lula se apressou em ter uma agenda com o parlamentar ainda hoje.
Após sua sabatina na CCJ, o nome tem de ser aprovado com maioria simples de 41 votos no plenário do Senado. Com isso, caberá ao STF marcar a data da investidura no cargo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)