Crusoé: “Luiz Gama, um dos inventores do Brasil”
Neste 13 de maio, o Brasil completa 135 anos da Lei Áurea, que aboliu legalmente a escravidão. Em artigo na Crusoé, o historiador...
Neste 13 de maio, o Brasil completa 135 anos da Lei Áurea, que aboliu legalmente a escravidão. Em artigo na Crusoé, o historiador Edson Lau, coordenador da setorial antirracista do Livres, resgata o legado de Luiz Gama para ajudar a “pensar um Brasil onde a liberdade seja efetivamente desfrutada por todos”.
“É neste novo país, em 1830, que nasceu, livre, Luiz Gama. Homem cuja breve vida foi digna de uma epopeia cinematográfica — que de fato virou filme. Advogado, jornalista, escritor, autor de vasta obra, membro da maçonaria e de clubes abolicionistas, sarcástico, contundente, sensível e tenaz.
Muitas atividades e adjetivos podem ser atribuídos a Luiz Gama. A apresentação que o jornalista Laurentino Gomes fez no terceiro volume de sua monumental obra Escravidão é bastante justa: Gama é o precursor. Denunciava políticos, jornais, senhores de escravos, violações do que hoje chamamos de direitos humanos. Pesava sua atuação e letras a favor da liberdade dos seus e contra o estigma da cor da pele: o racismo.”
Leia aqui o artigo completo. Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)