Brasil condena violação territorial da Ucrânia e isolamento da Rússia, diz chanceler
O chanceler Mauro Vieira (foto) afirmou hoje que o Brasil condena a violação territorial da Ucrânia e o isolamento da Rússia...
O chanceler Mauro Vieira (foto) afirmou hoje que o Brasil condena a violação territorial da Ucrânia e o isolamento da Rússia. Em audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado, o ministro de Lula disse que o Planalto quer manter uma “posição equilibrada e construtiva” em relação à guerra entre os dois países.
“Com relação ao conflito em curso na Ucrânia, temos buscado manter uma posição equilibrada, mas, sobretudo, construtiva. Condenamos a violação da integridade territorial ucraniana […], ao mesmo tempo, nos posicionamos contra as tentativas de isolamento da Rússia em fóruns internacionais, as quais diminuem o espaço de diálogo”, disse Vieira.
“O Brasil tem credenciais e patrimônio diplomático suficientes para ajudar a buscar soluções para essa crise que diz respeito a toda a comunidade internacional. Não estamos interessados em tomar lados”, acrescentou o chanceler.
Nas últimas semanas, Lula voltou a dizer que a Ucrânia também é culpada pela invasão promovida pela Rússia e acusou os Estados Unidos de incentivar o conflito. Após críticas, o petista recuou, disse condenar “violação territorial” da Ucrânia e decidiu enviar o assessor especial da Presidência Celso Amorim para Kiev, onde se reuniu com Volodymyr Zelensky.
Um dia após o encontro, o presidente da Ucrânia afirmou que a fórmula do seu país para a paz é a“única“ capaz de acabar com a guerra.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)