Dia do Trabalhador: quantos pedidos um entregador atende por dia?
Dez, 15, 20, até 30 entregas por dia. Depende da disposição e da capacidade física do entregador. Pesquisa realizada recentemente pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) indica que...
Dez, 15, 20, até 30 entregas por dia. Depende da disposição e da capacidade física do entregador. Pesquisa realizada recentemente pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) indica que o rendimento mensal dos trabalhadores de aplicativo varia de R$ 807 (o mínimo para uma jornada de 20 horas semanais) a R$ 3.039 (para jornadas de 40 horas).
De acordo com o levantamento, encomendado pela Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), metade dos entregadores possui outros trabalhos (48%) e uma pequena maioria de 52% atua exclusivamente com os apps. “A maioria dos entregadores não está em busca de outro trabalho (66%) e quase 80% deles quer continuar trabalhando com as plataformas em momentos futuros”, diz o relatório.
A falta de vínculos trabalhistas deixa esses trabalhadores desprotegidos, mas também lhes permite ganhar algum dinheiro quando não parece haver mais empregos que lhes garantam a sobrevivência com tanta liberdade. O governo Lula assumiu prometendo resolver os problemas dos entregadores, mas, quatro meses após a posse, não dá sinais de que descobriu o caminho. O desafio das autoridades é melhorar suas vidas sem sumir com seu ganha pão.
ASSINE a Crusoé e leia mais em Um partido em busca de trabalhadores.
E assista à reportagem Entregando na corda bamba:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)