Alexandre Soares na Crusoé: Campanha por menos escritores na ABL
Heloisa Buarque de Hollanda é a mais nova integrante da Academia Brasileira de Letras...
Heloisa Buarque de Hollanda é a mais nova integrante da Academia Brasileira de Letras.
Não, não é a Miúcha, que também tinha esse nome e que morreu inocente de livros. Esta Heloisa Buarque de Hollanda é a autora de Feminista, Eu?, Explosão Feminista, Pensamento Feminista Hoje: Perspectivas Decoloniais, mais uns outros tantos livros com “feminista” no título, e o que parece à primeira vista ser um livro sobre a Regina Casé e o Luís Fernando Guimarães.
É só ativismo político. Ela mesma diz isso em todas as entrevistas que dá. “O que eu estou fazendo é uma militância”, responde quando lhe perguntam o que a motiva a escrever. “É o que eu posso dar. Virou um projeto político.”
Segundo o seu próprio site, Heloisa é também autora de artigos como “A Academia ao Sul do Cyberspace”, “O Declínio da Autoria na Web e nas Artes”, “Vida Literária na Web”, “Política Cultural ao Sul da Web”, etc. Sim, Heloisa é o tipo de pessoa que ainda fala “web”, e como todas as professoras encantadas com a internet você meio que espera que ela fale “internautas” ou “rede mundial de computadores”.
Literatura de avozinha prafrentex. Livros de senhorinha ainda lúcida que vai sozinha na feira. Essa datada imortal de Ribeirão Preto parece aceitar todas as inovações juvenis do ativismo atual com uma ansiedade evidente de não ser deixada pra trás.
Em entrevistas…
Leia mais: Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)