Crusoé: “A diplomacia do ego de Lula”
As sucessivas gafes de Lula na política externa terão de ser encaradas pelo presidente em sua primeira viagem oficial à Europa — que o petista antecipou para a última quinta-feira (20), em meio à crise provocada pela queda de seu ministro-chefe do GSI, o general Gonçalves Dias, diz Crusoé...
As sucessivas gafes de Lula na política externa terão de ser encaradas pelo presidente em sua primeira viagem oficial à Europa — que o petista antecipou para a última quinta-feira (20), em meio à crise provocada pela queda de seu ministro-chefe do GSI, o general Gonçalves Dias, diz Crusoé.
“O clima é de desconfiança: o Parlamento de Portugal vetou o convite do Executivo para Lula discursar em sessão solene da Revolução dos Cravos, no dia 25 (terça). Além disso, esperam-se protestos de refugiados ucranianos e de siglas portuguesas de direita e centro-direita, como o Chega! e a Iniciativa Liberal.”
“Até o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, que tem boas relações com Lula, chegou a ser questionado se estaria arrependido de receber o colega brasileiro. O posicionamento de Lula sobre a invasão da Rússia à Ucrânia mina a reaproximação entre o Brasil e seus mais tradicionais aliados no Ocidente, os EUA e a União Europeia. No início da semana, o petista os acusou de ‘contribuir para a continuidade desta guerra’, o que gerou críticas de Washington e Bruxelas.”
LEIA MAIS AQUI; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)