Novo pede abertura de processo criminal contra Gonçalves Dias
O Diretório Nacional do partido Novo entrou, nesta quinta-feira (20), com uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR) pedindo que o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional do governo Lula, general Gonçalves Dias (foto), seja processado...
O Diretório Nacional do partido Novo entrou nesta quinta-feira (20) com uma representação na PGR pedindo que o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional do governo Lula, general Gonçalves Dias (foto), seja processado criminalmente por prevaricação.
Para o presidente da sigla, Eduardo Ribeiro, as imagens do Palácio do Planalto em 8 de janeiro, divulgadas pela CNN nesta semana, são absurdas —nelas, o general se movimenta dentro do palácio sem, aparentemente, tomar nenhuma providência contra seus invasores.
Ribeiro disse também que a presença do então chefe do GSI nas imagens explica por que o governo federal não quis divulgá-las quando a bancada federal do Novo exigiu a divulgação dos vídeos do circuito interno do Planalto, em um requerimento no início deste ano.
“Mesmo alertado pela Abin sobre os riscos de uma escalada violenta, o GSI dispensou reforço da guarda presidencial horas antes do ataque. Agora, essas imagens escancaram a sua complacência durante a invasão. Provas da omissão do general não faltam”, afirmou o presidente do Novo.
Na representação encaminhada à PGR, a legenda alega que Gonçalves Dias “se omitiu do seu dever de adotar providência necessária para a salvaguarda e a proteção do Palácio do Planalto” e, com isso, incorreu no crime de prevaricação, previsto no artigo 319 do Código Penal.
CLIQUE AQUI para ler a íntegra da peça do Novo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)