O risco da polarização severa
O Brasil está a poucos passos de uma severa polarização, de acordo com a pesquisa Edelman Trust Barometer. Foram ouvidas no levantamento mais de 32 mil pessoas de 28 países em novembro passado, após a vitória de Lula na eleição presidencial...
O Brasil está a poucos passos de uma severa polarização, de acordo com a pesquisa Edelman Trust Barometer. Foram ouvidas no levantamento mais de 32 mil pessoas de 28 países em novembro passado, após a vitória de Lula na eleição presidencial. A sondagem também aponta que houve um colapso no otimismo econômico, fator que está relacionado à polarização.
Apenas 58% dos brasileiros entrevistados afirmaram estar otimistas quando perguntados sobre a situação na qual estarão daqui a cinco anos. Houve um recuo de 15 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, de um ano atrás. Dos 28 países contemplados no levantamento, 24 observaram queda recorde nas cifras dessa pergunta.
Além do Brasil, há outros oito países considerados em risco de polarização severa: Coreia do Sul, México, França, Reino Unido, Japão, Holanda, Alemanha, e Itália. Há também seis países que já atingiram a polarização: Argentina, Colômbia, EUA, África do Sul, Espanha e Suécia.
Para 80% dos entrevistados no Brasil, nunca antes houve tamanha falta de civilidade e respeito mútuo como no cenário observado atualmente. A média global é de 65%.
Leia também:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)