A pesquisa Datafolha sobre a prisão de Lula é “justa ou injusta”?
Como publicamos mais cedo, o Datafolha incluiu Lula em três cenários da sua próxima pesquisa eleitoral. Mas reparem na sequência reproduzida abaixo: o instituto só pergunta se a prisão de Lula foi "justa ou injusta" depois de questionar se o eleitor acha que Lula vai ou não disputar a eleição ou se, na opinião dele, o petista deveria ser impedido ou não de disputar a eleição...
Como publicamos mais cedo, o Datafolha incluiu Lula em três cenários da sua próxima pesquisa eleitoral.
Mas reparem na sequência reproduzida abaixo: o instituto só pergunta se a prisão de Lula foi “justa ou injusta” depois de questionar se o eleitor acha que Lula vai ou não disputar a eleição ou se, na opinião dele, o petista deveria ser impedido ou não de disputar a eleição.
Qualquer especialista sabe que, numa pesquisa, a sequência das perguntas pode levar a resultados diferentes. No caso, boa parte dos eleitores que responder que Lula vai disputar a eleição ou que ele não deveria ser impedido de disputá-la se verá compelida a dizer que a prisão de Lula foi “injusta”, para manter certa lógica nas suas respostas, mesmo que ela não reflita o que realmente pensa.
O correto seria fazer uma pesquisa apenas para saber se o cidadão achou a prisão de Lula “justa ou injusta”. Quando se misturam as coisas, a pesquisa pode mais confundir do que esclarecer.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)