BC eleva projeção de crescimento do PIB para 2023
O Banco Central elevou a previsão de crescimento do PIB de 1% para 1,2% em 2023, informou o Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira (30)...
O Banco Central elevou a previsão de crescimento do PIB de 1% para 1,2% em 2023, informou o Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira (30).
A melhora “moderada” na estimativa refletiu “surpresas positivas” em componentes do setor de serviços no quarto trimestre de 2022, além da melhora nos prognósticos para a indústria extrativa e os primeiros indicadores do primeiro bimestre de 2023.
“Assim como nos dois Relatórios anteriores, a projeção continua refletindo um cenário prospectivo de desaceleração da atividade econômica em 2023, em comparação ao observado nos dois anos anteriores. Tal desaceleração é influenciada pela diminuição do ritmo de crescimento global e pelos impactos cumulativos da política monetária doméstica”, afirmou o documento.
O Ministério da Fazenda prevê crescimento de 1,61% para o PIB este ano. Já o mercado estima que a economia crescerá 0,9% em 2023, segundo o relatório Focus mais recente.
Em relação à política monetária, o BC reiterou que “não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado.”
O documento também reforçou as projeções de inflação apresentadas pelo Copom para 2023, de 5,8%, ante meta de 3,25%. No entanto, a probabilidade de a inflação romper o teto da meta este ano passou de 57% para 83%.
“A inflação ao consumidor, assim como diversas medidas de inflação subjacente, segue acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação”, afirmou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)