Será que o arcabouço fiscal vazou?
Será que o governo deixou vazar para gente do mercado o novo arcabouço fiscal? O ministro Fernando Haddad foi se encontrar com Lula por volta das 15h desta quarta (29) e disse que "se Deus quisesse" a novela sobre as regras que vão substituir o teto de gastos acabaria ali...
Será que o governo deixou vazar para gente do mercado o novo arcabouço fiscal?
O ministro Fernando Haddad foi se encontrar com Lula por volta das 15h desta quarta (29) e disse que “se Deus quisesse” a novela sobre as regras que vão substituir o teto de gastos acabaria ali.
Mais ou menos nesse horário, juros futuros e dólar começaram a subir. Poderia ser apenas um solavanco – preocupação do mercado com o fato de Haddad apelar para os céus, sabendo que Gleisi Hoffmann, Rui Costa, Aloízio Mercadante e companhia sopram no ouvido de Lula, o tempo todo, a ideia de que controlar gastos públicos não serve para nada.
Mas a escalada dos dois indicadores não parou, como mostram os gráficos desta página. Os contratos de DI com vencimento em janeiro de 2029, foram de 12,68% para 12,86% (no gráfico à direita). O dólar saltou de 5,13 reais para 5,16 reais (no gráfico à esquerda). Isso é sinal de preocupação com a saúde das contas públicas.
Depois que essas subidas já estavam consolidadas, um serviço pago de informações econômicas divulgou uma nota, atribuída a “fontes”, dizendo que a misteriosa regra fiscal petista deve atrelar o crescimento dos gastos públicos ao crescimento do PIB per capita – o que está longe de ser uma maneira rigorosa de controlar o cofre do governo.
Como a nota do serviço de informações econômicas veio depois de os juros e o dólar darem um pulo, e como os detalhes sobre o arcabouço fiscal foram atribuídos a fontes anônimas, o Antagonista acredita que a informação mais aguardada pelo mercado vazou de dentro do governo.
Nesses casos, alguém costuma ganhar muito dinheiro.
Haddad deve se encontrar com a Câmara dos Deputados para falar sobre regra fiscal às 17h. Depois disso não haverá mais como manter segredo oficialmente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)