Senador pede ao TCU que recolha terceiro estojo de joias que estão com Bolsonaro
O líder do PSB no Senado, Jorge Kajuru (GO) encaminhou ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, pedido para que terceiro estojo de joias dadas pelo Governo do Reino da Arábia Saudita a Jair Bolsonaro seja recolhido à Caixa Econômica Federal...
O líder do PSB no Senado, Jorge Kajuru (GO) encaminhou ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, pedido para que terceiro estojo de joias dadas pelo Governo do Reino da Arábia Saudita a Jair Bolsonaro seja recolhido à Caixa Econômica Federal.
As joias foram recebidas em mãos pelo próprio ex–presidente, quando esteve com sua comitiva em viagem oficial a Doha, no Catar, e em Riade, na Arábia Saudita, entre os dias 28 e 30 de outubro de 2019. O conjunto é composto por uma relógio da marca Rolex, de ouro branco, cravejado de diamantes; caneta da marca Chopard prateada, com pedras encrustradas; par de abotoaduras em ouro branco; um brilhante cravejado no centro e outros diamantes ao redor; um anel em ouro branco com um diamante no centro; e um masbaha, feito de ouro branco e com pingentes cravejados em brilhantes.
“Este é mais um caso de ofende os princípios da moralidade e impessoalidade públicas, pois somente o relógio Rolex é avaliado em quase R$ 400 mil. Logo, conclui–se que o valor do terceiro conjunto não seria inferior a R$ 500 mil”, argumenta o sendor goiano em seu pedido ao TCU.
O parlamentar lembrou que o Acórdão n° 504/2023, determinou que Jair Bolsonaro entregasse todos os itens em seu poder, caracterizados como bens públicos de elevado valor, recebidos como presentes na visita da comitiva presidencial à Arábia Saudita.
Kajuru afirmou ainda que a existência de um terceiro conjunto não entregue poderá configurar o descumprimento da decisão proferida pelo Tribunal, “haja vista que a ordem foi genérica, portanto o relógio e as demais joias deveriam ter sido entregues espontaneamente”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)