Edmar Bacha diz que Lula atrapalhou queda dos juros
Um dos formuladores do Plano Real, Edmar Bacha (foto) afirmou que Lula atrapalhou a queda de juros no país ao gerar atrito com o Banco Central...
Um dos formuladores do Plano Real, Edmar Bacha (foto) afirmou que Lula atrapalhou a queda dos juros no país ao gerar atrito com o Banco Central. Em entrevista ao Brazil Journal, o economista disse que, quando o novo governo foi eleito, havia um clara perspectiva de normalização envolvendo a Selic, porém o cenário mudou diante dos ataques do presidente e de aliados ao BC. Bacha apoiou Lula no segundo turno da corrida ao Planalto, mas tem criticado medidas do governo petista.
“O Lula decidiu bater de frente com o Banco Central e criou muito atrito. A preocupação com a estabilidade monetária e fiscal se reflete nas expectativas dos agentes econômicos sobre inflação futura. A taxa de juros lá na frente também sobe”, afirmou o economista.
Ele também disse que a transição de governo foi marcada pela novidade “inusitada” da independência do BC, gerando um conflito no Planalto, que agora não tem mais a prerrogativa de substituir o presidente da autarquia. Bacha disse que é preciso apaziguar os ânimos e destacou que é importante manter a independência do Banco Central.
“A regra número 1 do apaziguamento é a conversa. […] Manter as conquistas que já tivemos é tão importante quanto obter novas conquistas. Tivemos essa conquista muito importante, a independência do Banco Central, e agora é importante manter essa conquista“, afirmou o economista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)