“Até quando?”
Reportagem de capa da nova edição da Crusoé, assinada por Duda Teixeira e José Brito, mostra que tragédias como o que ocorreu na semana passada no litoral norte de São Paulo tendem a se...
Reportagem de capa da nova edição da Crusoé, assinada por Duda Teixeira e José Brito, mostra que tragédias como o que ocorreu na semana passada no litoral norte de São Paulo tendem a se repetir em razão da inação das autoridades com moradias irregulares em áreas de risco.
“A culpa, portanto, não está na quantidade de chuva, algo que é incontrolável e será cada vez mais comum. Tampouco pode ser jogada nos serviços meteorológicos e de alerta. A falha está na inapetência das autoridades ao permitir que pessoas, ricas e pobres, morem em áreas de risco de deslizamento de terra e enxurradas. Segundo um levantamento da MapBiomas, o número de assentamentos precários na cidade de São Sebastião foi multiplicado por 15 desde 1985.
Trata-se de um fenômeno nacional. Dos 210 milhões de brasileiros, há pelo menos 10 milhões nessas condições. Entre eles estão idosos e crianças, que têm menos condições de enfrentar uma catástrofe. São eles as potenciais vítimas da próxima tempestade. A questão que urge é explicar por que há tanta gente vivendo em áreas de risco, mesmo após sucessivas tragédias.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)