China diz que balões dos EUA sobrevoaram seu território “mais de 10 vezes” em 2022
A China afirmou nesta segunda-feira (13) que balões de alta altitude dos Estados Unidos sobrevoaram seu espaço aéreo “mais de 10 vezes” desde janeiro de 2022...
A China afirmou nesta segunda-feira (13) que balões de alta altitude dos Estados Unidos sobrevoaram seu espaço aéreo “mais de 10 vezes” desde janeiro de 2022.
A acusação foi realizada em meio à tensão diplomática entre Pequim e Washington, após a derrubada de um balão chinês.
“Somente no ano passado, os balões dos EUA sobrevoaram a China mais de 10 vezes sem qualquer autorização”, disse Wang Wenbin (foto), porta-voz da diplomacia chinesa, sem entrar em detalhes.
O porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, negou que Washington esteja lançando balões espiões sobre a China.
“Não é verdade. Não estamos fazendo isso. Simplesmente não é verdade”, disse Kirby em entrevista à rede de TV MSNBC. “Não estamos colocando balões para voar sobre a China.”
No dia 4 de fevereiro, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deu ordem para que um balão chinês fosse derrubado. Segundo o Departamento de Defesa americano, o artefato era equipado com várias antenas para a coleta de informações e fazia parte de uma ampla frota de vigilância.
A China, no entanto, afirmou o balão era um instrumento meteorológico civil fora do curso e que os Estados Unidos “exageraram” ao derrubá-lo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)