Ruy Goiaba na Crusoé: “Vamos brincar de índex”
Em sua coluna que foi ao ar em Crusoé nesta sexta (10), Ruy Goiaba (foto) escreve sobre a tentativa de cancelar o uso da palavra "tabajara", originalmente referência a um povo indígena, no sentido consagrado pelos humoristas do Casseta & Planeta...
Em sua coluna que foi ao ar em Crusoé nesta sexta (10), Ruy Goiaba (foto) escreve sobre a tentativa de cancelar o uso da palavra “tabajara”, originalmente referência a um povo indígena, no sentido consagrado pelos humoristas do Casseta & Planeta.
“Surgiu (…) uma pessoa concordando que ‘tabajara’ não deve ser usado com sentido negativo e acrescentando: ‘Depois não sabem de onde vem o genocídio dos povos originários’. Vejam: neste momento mesmo, há yanomamis de verdade morrendo no mundo real, mas são as palavras ‘inadequadas’ que matam — ou, no mínimo, dão o pontapé inicial num genocídio. ‘Nossa, não tem como isso ficar pior’, dirá o leitor inocente. Ô, se tem: alguém se lembrou da Orquestra Tabajara de Severino Araújo, um clássico da MPB, para dizer que “tabajara” como homenagem também NÃO pode, porque é apropriação cultural (…). Como cereja do bolo, outra pessoa manteve o alto nível do debate dizendo que também não é correto xingar alguém de ‘palhaço’, esse artista popular tão importante para a cultura do Brasil.”
LEIA AQUI a íntegra da coluna; assine a Crusoé e apoie o jornalismo e o humorismo independentes.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)