Governo Lula deve transferir Abin para Casa Civil
O governo Lula deve transferir a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) do GSI para o Ministério da Casa Civil ainda nesta semana.
O governo Lula deve transferir a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) do GSI para o Ministério da Casa Civil ainda nesta semana.
A informação foi publicada por O Globo e Folha, e confirmada por O Antagonista.
A mudança deve ser oficializada por medida provisória prevista para ser publicada no Diário Oficial na sexta-feira (10).
Assim, o governo continuará a campanha de esvaziamento do GSI, pasta vista como tomada pelo bolsonarismo.
A crise de desconfiança cresceu após o 8 de janeiro, com a exoneração de cerca de uma centena de militares do órgão e a nomeação de outra.
A escolha de destino do serviço de Inteligência para a alçada do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT; foto), também não é por acaso.
Nos seus primeiros cinco anos de governador da Bahia, entre 2015 e 2020, Costa teve como secretário de Segurança Pública o delegado federal Maurício Teles Barbosa.
Segundo a denúncia, ele tinha acesso a “todas as investigações criminais sigilosas produzidas pela Polícia Civil da Bahia, bem como suas operações, com antecipação de investigações, manipulação de dados obtidos no bojo de interceptação telefônica, conhecimento prévio de quebra de sigilo bancário e fiscal, com situações de vazamento desses conteúdos“.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)