Embaixador da UE no Brasil apaga post contra Lula e pede desculpas
O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez (foto), apagou um post de suas redes sociais um post compartilhava um artigo com críticas ao posicionamento de Lula diante de regimes autoritários de esquerda em países da América Latina...
O embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez (foto), apagou um post de suas redes sociais um post compartilhava um artigo com críticas ao posicionamento de Lula diante de regimes autoritários de esquerda em países da América Latina.
O texto do colunista Demétrio Magnolli foi publicado pela Folha de S.Paulo e destaca que o presidente desperdiçou “oportunidade de levantar a voz por eleições livres na Venezuela, uma abertura política em Cuba e o fim da selvagem repressão do regime de Ortega na Nicarágua”. Ao compartilhar o artigo no Twitter nesse domingo (5), Ybáñez destacou um verso de Chico Buarque citado no artigo. “O tempo passou na janela e só Carolina não viu”, escreveu Ybáñez no post, que gerou polêmica.
Procurado pelo jornal O Globo, ele disse: “Eu gostaria de ressaltar que em minha conta pessoal no Twitter eu tenho o hábito de ‘retuitar’ as opiniões de outras pessoas que não são necessariamente as minhas. Isso foi o que eu fiz ao ‘retuitar’ o artigo mencionado. Tirar de lá uma opinião ou uma crítica específica não corresponde à realidade”, afirmou.
Depois, Ybáñez pediu desculpas ao ser cobrado pelo deputado federal Alencar Santana (PT-SP), vice-líder do governo Lula na Câmara. O parlamentar petista havia criticado a postagem do diplomata na noite de domingo. “Não cabe discutir o mérito [a opinião do autor é legítima] do conteúdo, mas é lamentável que um diplomata difunda [e, assim, reforce] a crítica ao país que o recebe e que, acima de tudo, tem a tradição de não interferir nos assuntos internos de outras nações. Imagina se o embaixador do Brasil na UE começa a dar RT em críticas à atuação da UE em temas internacionais. Não é aceitável”, afirmou o deputado.
“Eu aceito totalmente as críticas e peço desculpas”, respondeu o o embaixador.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)