Crusoé: “Breguices sinfônicas”
Uma boa controvérsia às vezes traz à tona questões relevantes para o debate público, questões que vão muito além da circunstância específica que a motivou, diz Josias Teófilo na Crusoé...
Uma boa controvérsia às vezes traz à tona questões relevantes para o debate público, questões que vão muito além da circunstância específica que a motivou, diz Josias Teófilo na Crusoé.
“Foi o que aconteceu após a divulgação do concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia dedicado ao gênero brega, com o título “Osbrega – o concerto do amor”. O título, aliás, tenta problematizar o termo ‘brega’: ele aparece riscado no cartaz oficial do evento.”
“A controvérsia nasceu do comentário bastante contundente do maestro Ricardo Castro, em que critica o repertório do concerto no Facebook. Diz ele: ‘Quando uma orquestra sinfônica estadual, depois de conquistar milhões inéditos para seu orçamento e poder contratar músicos excelentes, escolhe esse ‘título’ para promover um concerto, estamos certamente entrando em um círculo do inferno nunca Dantes visto neste país’ ”.
“Ricardo Castro é maestro, tem uma carreira internacional e dirige a orquestra Neojiba, projeto social que ensina música a jovens de periferia. Ele ilustrou o post com uma imagem das camadas do inferno de Dante.”
LEIA MAIS AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)