Associação yanomami rebate governador de RR: “Cúmplice da tragédia”
A Hutukara Associação Yanomami divulgou uma nota de repúdio em suas redes sociais sobre recentes declarações do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), a respeito de indígenas...
A Hutukara Associação Yanomami divulgou uma nota de repúdio em suas redes sociais sobre recentes declarações do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), a respeito de indígenas do estado. Como mostramos, em entrevista à Folha de S. Paulo, ele afirmou que a crise humanitária dos yanomamis é um problema antigo e que os indígenas têm que se “aculturar”.
“Tenho 260 escolas em comunidades indígenas. Eles querem ser advogados, professores, médicos. Eu acho correto. Eles [indígenas] têm que se aculturar, não podem mais ficar no meio da mata, parecendo bicho. Eles têm que estar lá com condição, com estrada, escola, posto de saúde, fazendo agricultura deles, produzindo macaxeira, farinha”, disse Denarium.
Após as declarações, a associação afirmou que o governador é “cúmplice da tragédia” que assola os yanomamis por promover a atividade garimpeira na região. Também disse que as falas dele representam uma visão colonizadora que os reduz a “animais, incapazes, ou qualquer subcategoria de sujeitos que devam se submeter aos modos de vida da cidade”.
“Nossos modos de vida nos são negados como se fôssemos primitivos, incapazes, inumanos. Longe de se limitar ao discurso político, esse pensamento se refletiu em políticas de tendência genocida que foram implementadas sistematicamente nos últimos anos para inviabilizar a manutenção da vida dos yanomami”, acrescentou a associação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)