Guerra entre Rússia e Ocidente é “real”, diz Lavrov
Sergei Lavrov afirmou nesta segunda-feira (23) que o que está acontecendo na Ucrânia é uma guerra “real” entre a Rússia e o Ocidente...
Sergei Lavrov afirmou nesta segunda-feira (23) que o que está acontecendo na Ucrânia é uma guerra “real” entre a Rússia e o Ocidente.
Em visita à África do Sul, o ministro das Relações Exteriores da Rússia disse que o conflito, que completa 11 meses nesta terça-feira (24), não pode mais ser definido como uma “guerra híbrida” e criticou o envio de bilhões de dólares em armas a Kiev.
“Quando falamos sobre o que está acontecendo na Ucrânia, estamos falando sobre o fato de que esta não é mais uma guerra híbrida, mas real, o Ocidente está se preparando há muito tempo contra a Rússia, tentando destruir tudo o que é russo”, disse o chanceler russo.
Lavrov também afirmou que Moscou estava disposta a negociar com a Ucrânia nos primeiros meses da guerra, mas os Estados Unidos e os outros países ocidentais “desaconselharam” Kiev a fazê-lo.
“É sabido que apoiamos a proposta do lado ucraniano de negociar no início da operação militar especial e, no final de março, as duas delegações concordaram com o princípio de resolver este conflito”, disse Lavrov.
“É bem conhecido e foi publicado abertamente que nossos colegas americanos, britânicos e alguns europeus disseram à Ucrânia que é muito cedo para negociar, e o acordo que quase foi acordado nunca foi revisitado pelo regime de Kiev”, acrescentou.
A Rússia tem dito estar aberta a negociar o fim da guerra, mas a Ucrânia e os Estados Unidos dizem não ver sinais de que as declarações de Moscou sejam sérias.
“Quanto mais eles [os ucranianos] se recusarem [negociar um acordo de paz], mais difícil será encontrar uma solução”, afirmou Lavrov.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)