STF julga afastamento de Ibaneis Rocha nesta quarta
O STF julgará o afastamento de Ibaneis Rocha (MDB; foto) do governo do DF em sessão virtual extraordinária nesta quarta-feira (11)...
O STF julgará o afastamento de Ibaneis Rocha (MDB; foto) do governo do DF em sessão virtual extraordinária nesta quarta-feira (11).
Ibaneis foi afastado por 90 dias do cargo de governador na segunda-feira (9) por decisão do ministro Alexandre de Moraes, um dia após a invasão de radicais bolsonaristas às sedes dos três poderes, na Esplanada dos Ministérios.
Moraes apontou “conduta dolosamente omissiva do governador do DF”. Como governador, Ibaneis era responsável pela segurança da Esplanada.
Segundo o ministro, o emedebista “não só deu declarações públicas defendendo uma falsa ‘livre manifestação política em Brasília’ – mesmo sabedor por todas as redes que ataques as Instituições e seus membros seriam realizados — como também ignorou todos os apelos das autoridades para a realização de um plano de segurança semelhante aos realizados nos últimos dois anos em 7 de setembro, em especial, com a proibição de ingresso na esplanada dos Ministérios pelos criminosos terroristas; tendo liberado o amplo acesso”.
O Judiciário está em recesso até 1º de fevereiro, mas a presidente do STF, ministra Rosa Weber, convocou uma sessão virtual extraordinária na segunda, prevista para durar até o final desse período, em 31 de janeiro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)